2013/05/04

0

Skandar diz que já ficou cara-a-cara com uma metralhadora

Publicado em , , , , ,
O jornal britânico The Tab Cambridge, já publicou a 2ª matéria da coluna estrangeira escrita por Skandar. Desta vez, Keynes desabafa que já ficou cara-a-cara com uma metralhadora, mas mesmo assim ainda se sente seguro. 

Abordando assuntos políticos, e civis, Skandar conta relatos de uma experiência em um sótão, que era completamente abastecido com armas consideradas de alto porte. Já traduzimos a matéria em questão e você poderá tirar suas próprias conclusões após a leitura.

Semana 2 — Colunista Skandar Keynes / 4 de maio de 2013
Caminhando através do Vale do Bekaa, a caminho de terras de caça de primeira linha, sob brisa fresca da manhã sob o sol nascente, apontando para baixo, com um rifle de fora, um amigo me diz: "O Líbano é muito melhor do que qualquer país europeu. Aqui estamos verdadeiramente livres".

A falta de um Estado eficaz é muitas vezes apontada como a fonte dos males do Líbano - seja a insegurança política, os apagões, estradas sujas de lixo, ou mesmo o tráfego pesado. Outra consequência é que as pessoas flagrantemente desrespeitam a lei. Se o braço do governo está lutando para reprimir os campos de maconha, ele dificilmente vai ser capaz de parar de caçar pessoas nesses mesmos campos.


Nas cidades, semáforos simplesmente parecem sugerir que qualquer um pode estar sensato a atravessar em um cruzamento, em vez de definir as regras exatas. Na verdade, não é raro ver um carro de polícia fazer funcionar uma luz vermelha pelas ruas de Beirute. E eu amaria alguém para lembrar os motoristas de táxi que eles não podem mais fumar na sua cara. Infelizmente, a minha sensibilidade britânica me impede de fazer isso sozinho.

Armas são onipresentes no Líbano. Ao longo das paisagens urbanas, as faixas amarelas das bandeiras dos Hezbollah, armadas em punho flutuam ao vento. Logo abaixo, nas ruas aos lados, as crianças sobem e descem, no meio de tiroteio de balas de rifle nas suas últimas compras na loja da esquina. Armas de caças são anunciadas nos outdoors das ruas, e nos televisores das salas de estar. Os policiais e soldados armados que vigiam todo o Líbano nos postos de controles, invariavelmente, tem um rifle pendurado ao seu lado.

Tudo isso pode parecer estranho vindo de um país onde as armas só infringem a consciência pública através dos filmes de ação. Mas o que pode realmente surpreender o estrangeiro no Líbano, são todos os segredos mal guardados que estão escondidos no interior. Alguns hóspedes são convidados e podem verificar e ficar bem próximos de uma sniper rifle francesa, se orgulhando do lugar em cima do guarda-roupa. Outros ficam um pouco convencidos antes de ser levados para ver uma metralhadora pesada belga, enrolada em um pano sujo no sótão.


Eu mesmo testemunhei um totalmente abastecido numa "sala secreta", que armazena uma coleção grande o suficiente para armar uma pequena milícia. Como eu mencionei no meu primeiro post (Skandar fala sobre viagens), agora eu sei como não se assustar quando alguém saca uma pistola na sua cara. No entanto, as minhas tentativas de ensinar uma criança de oito anos a respeito da segurança de uma pistola, são deboches desanimados. Eu ainda posso me encontrar do lado de um grande fosso bastante cultural.


Eu não posso ajudar, mas sinto, porém, que o Líbano tem escapado de algumas das piores características de um "estado falido". Contra-intuitivamente, parece que na realidade, há um óbvio desrespeito à lei. Um contante medo de ser assaltado ou esfaqueado, ou ser perseguido tarde da noite pelas ruas desertas, enquanto armas estão enraizadas na cultura libanesa, como poderia em muitas cidades europeias, depois de ter seu carro roubado a mão armada menos ainda é uma preocupação aqui do que é, digamos, na África do Sul, ou no Brasil. Pressões sociais e contenção parecem manter a criminalidade desenfreada na baía. - apesar de que muitas áreas são atingidas pela pobreza excessiva.

Os laços sociais inerentes às comunidades, finalmente privam os jovens acerca do anonimato da criminalidade. Lembro-me nitidamente de uma mulher perder a paciência ao descobrir um jovem que tinha falado "inadequado" para seu filho de oito anos de idade, exigente para saber qual sua família e o nome do homem testemunha, para que ela pudesse levá-lo com eles. De qualquer maneira, nem meus pais, nem eu jamais conseguimos rastrear o cara que me chamou a ***** em um carro que passava em Londres.

— Por Skandar Keynes
(artigo anterior / próximo artigo)

"Perceberam que o Skandar realçou o nome do Brasil de uma maneira realista, como se soubesse que no Brasil há um índice alto de assaltos? Assim podemos identificar no ponto de vista dele, a generalização da violência, assim como também fez na África do Sul, mas isto foi seu exemplo, ou seja, ele está disposto a criticar tudo e todos, como faz no Líbano e aos próprios governantes. A questão é: Quem de nós estudaríamos no Líbano, enfrentaria os problemas e se acostumaria com tantas diferenças?"

— Eduardo Lertmon
Fonte: TAB: Leia matéria original.

0 comentários: