2013/01/21

0

[Especial] Lewis aconselhava pequenos leitores.

Publicado em , ,
"Não pode realmente amar Aslam mais do que a Jesus" diz C.S. Lewis
Você já ouviu falar do livro "Descubra Nárnia - Verdades em: As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis, de Christin Ditchfield, uma obra repleta de trechos incríveis, que todo Narniano deve ler.

Nós escolhemos um dos trechos mais emocionantes do livro, e deste faremos uma reflexão, sobre o que Lewis disse.

Em 1955, um garoto chamado Lourenço, começou a ler As Crônicas de Nárnia. Ele preocupou-se muito, como confessou à sua mãe, pois achava que amava mais a Aslam do que a Jesus. Ele estava com muito medo de que isto o tornasse um adorador de ídolos. A mãe dele, não sabia bem o que dizer; então, decidiu escrever uma carta para C. S. Lewis, para pedir seus conselhos. Dez dias mais tarde, ela recebeu a seguinte resposta:

“Cara Senhora K

Fale a Lourenço em meu nome, com meu carinho:

Mesmo que ele estivesse amando Aslam mais do que a Jesus (eu explicarei em um minuto porque ele realmente não pode estar fazendo isso) não seria um idólatra. Se ele fosse um idólatra, estaria fazendo isto agora, porque não pode evitar e está tentando não fazer. Mas Deus sabe como para nós e difícil amá-lo acima de qualquer pessoa ou coisa, e Ele não se zangará conosco enquanto estivermos tentando. Ele nos ajudará.

Mas Lourenço não pode realmente amar Aslam mais do que a Jesus, mesmo que ele sinta que é isto que está fazendo. Pois ele ama as coisas que Aslam faz e diz, e elas são simplesmente as coisas que Jesus realmente fez e disse. Então, quando Lourenço pensa que está amando Aslam, na realidade é a Jesus a quem ele está amando: e talvez amando-o como nunca amou antes. É claro que há uma coisa que Aslam tem que Jesus não tem – o corpo de um leão (mas lembre-se, se há outros mundos e eles precisam ser salvos, e para salvá-los Jesus teria corpos neles que nem podemos imaginar). Agora, se Lourenço está incomodado porque acha que o corpo de leão é mais bonito do que o corpo de homem, eu não acho que haja necessidade de ficar preocupado. Deus sabe tudo sobre como a imaginação de um garoto funciona (afinal foi ele quem o criou) e sabe que numa certa idade a ideia de falar com animais e ser amigo deles é muito atraente. Eu não acho que Ele se importa se Lourenço gosta do corpo de leão. E, de qualquer forma, crescendo, Lourenço vai descobrir que o sentimento (de gostar mais do corpo de leão) vai morrer sem ele se dar conta disso. Então ele não precisa se preocupar.

Se eu fosse Lourenço, em minhas orações diria algo assim: “Querido Deus, se as coisas que eu tenho pensado e sentido sobre aqueles livros não lhe agradam e são ruins, por favor, tire esses sentimentos e pensamentos de mim. Mas se eles não são maus, por favor, retire a minha preocupação com eles. E ajuda-me a cada dia amá-lo mais de uma forma significativa, muito mais do que sentimentos ou imaginações, fazendo o que o Senhor quer e me tornando mais como o Senhor.” Isto é o tipo de coisa que eu acho que Lourenço deve dizer a si mesmo; mas seria muito bom e cristão se ele acrescentasse, “e se o Sr. Lewis deixou outras crianças preocupadas por causa de seus livros ou lhes tenha causado algum dano, por favor, o perdoe e não permita que ele faça isso de novo.”

Será que isso ajuda? Eu fico muito chateado de ter provocado tal problema e lhe agradeceria se me escrevesse de novo para me contar como Lourenço está indo. Eu o mencionarei em minhas orações diariamente. Ele deve ser um menino formidável; espero que você esteja preparada para ele tornar-se um santo. Eu me atrevo a dizer que as mães dos santos, de alguma forma, passam por dificuldades!
Sinceramente,
– C. S. Lewis”

Emocionante, não? Isso mostra o quanto C. S. Lewis se importava e auxiliava os pequenos leitores de sua época. Se Lourenço, hoje, vivo estiver, com seus 66/67 anos de vida, sem dúvidas se orgulha do grande escritor que o auxiliou dessa forma. E certamente, Lewis estará muito orgulhoso, se Lourenço ainda estiver seguindo seus conselhos.

Lembre-se, Lewis não amou seus personagens mais que a Jesus, ele estava certo de que estava fazendo sua obra ao escrever As Crônicas de Nárnia, como uma Bíblia para crianças.

Não idolatre uma pessoa, idolatre Jesus acima de Nárnia ou Aslam. Se você aprendeu com Aslam o que é certo ou errado, o caminho para o seu País estará aberto para você, conforme os ensinamentos da Bíblia. Desperte o destino que está dentro de você, use o seu dom, pois "coisas extraordinárias só acontecem a pessoas extraordinárias"...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrito por: Iolanda Cabral
Revisado e editado por: Eduardo Lertmon


0 comentários: